Cansada de Ser Enganada



A indústria alimentícia faz um trabalho de marketing tão perfeito e tão convincente, que é quase impossível não acreditar no que vejo e ouço diariamente. Como eu demorei tanto para ter consciência disso!

Sim, foram anos da minha vida acreditando nas propagandas dos jornais, revistas e televisão, comprando tanta coisa achando que era o melhor para minha saúde. 

É integral, é light, é sem glúten, é sem lactose, é diet, é sem gordura, é sem açúcar e por aí vai. 

O comodismo toma conta da gente de um jeito que chega ao ponto de não sabermos mais o que é uma comida de verdade. 

Hoje graças a “nossa senhora propagadora de boas informações” finalmente  “caiu a ficha”. Sempre é bem mais simples, prático e fácil  acreditar nas propagandas que vimos nos rótulos estampados bem grande nas prateleiras, do que ir atrás da informação, nem que seja aquela que também está ali, porém com letras bem pequenas no verso do produto chamada de lista de ingredientes, (não confunda "lista de ingredientes" com "informações nutricionais" do rótulo).

Pois bem, foi desconfiando de tudo, inclusive de profissionais da área de saúde, que apenas estão seguindo protocolos e ganhando muito dinheiro não só meu, mas de toda indústria alimentícia e farmacêutica, que eu comecei a ler, estudar e buscar informações verdadeiras do que é bom ou não para minha saúde.

E ficou bem claro que o real objetivo da indústria alimentícia é a VENDA e não a minha SAÚDE! 

Que comer de 3 em 3 horas e com lanchinhos intermediários é perfeito para a “saúde” da indústria, e não para a minha. 

Que nenhum profissional sabe diagnosticar e identificar melhor do que eu a sensação boa ou ruim ao ingerir certos alimentos.

Percebi que alimentar-se bem, sentir-se bem, só depende de mim, que com simples testes, experiências feitas no dia a dia, fez com que sozinha eu pudesse identificar o que dá azia, dores de cabeça frequentes, refluxo, dores abdominais, gastrite e tantos outros desconfortos que eu tinha e que convivia comigo durante anos, mas nunca pensava na hipótese de que todos esses sintomas estavam ligados diretamente a uma dispensa, um armário e uma geladeira somente com produtos industrializados. Porque lá no fundo o que a gente sempre quer é ter o prazer de comer sem nenhuma consequência, e há consequências, e se queremos nos iludir, a indústria está sempre pronta para atender todos os nossos desejos com produtos de nomenclaturas que estão longe de ser comida de verdade. 

Mas e aí vou comer o que? Hoje em dia dá para ficar sem esses alimentos criados e modificados por nós humanos? Acredite, dá sim pra ficar pelos menos 90% sem essa coisa toda exposta nas prateleiras dos supermercados chamada de “alimentos saudáveis”. 

Mas é difícil? Lógico que é! Mas com força de vontade e pensando na saúde, fica muito fácil. Entre no supermercado, vá direto para as bancadas de frutas e vegetais dá uma passadinha no açougue e peixaria, vá para a feira e para o açougue da esquina e encontre COMIDA DE VERDADE. 


Referências:

Imagem: www.symbols-n-emoticons.com 
Trecho da imagem: Livro Barriga de Trigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário